Skip to content

Por que o recebimento de encomenda em condomínio se tornou um desafio?

 Um problema que cresceu na mesma velocidade que o e-commerce. Como as entregas de encomendas estão impactando o dia a dia no seu condomínio.

 

📦 A explosão nas compras online mudou nosso dia a dia

Já reparou como a portaria do seu prédio parece mais movimentada? Isso não é impressão. A forma como os brasileiros compram mudou e muito.

Com mais confiança nas lojas online, milhões de pessoas passaram a fazer compras com frequência (de 2 a 5 vezes por mês) . E se tem mais gente comprando, tem mais entregas chegando. De acordo com o site E-commerce Brasil, já são quase 2 milhões de lojas virtuais no país e cerca de 100 milhões de consumidores ativos no país (dados da ABComm). Esse fluxo não só aumentou — ele veio pra ficar.


🧱 Portarias viraram mini centros de distribuição

O resultado disso? Portarias sobrecarregadas. O que antes era resolvido com uma planilha, uma prancheta ou, na maioria das vezes, na base do improviso, agora se tornou desafio e motivo para conflitos. 

Porteiros e zeladores estão assumindo funções que se aproximam mais de carteiros o que prejudica suas atribuições de segurança e limpeza. 


⛔ As tentativas (desesperadas) de controle

O volume e a velocidade das entregas estão acima do que a estrutura tradicional dos condomínios consegue suportar e por isso alguns condomínios tentaram dar um jeito criando restrições de horário para recebimento, limitaram o tipo de encomenda ou até proibiram a entrada de veículos de entregas.

Sim, isso aconteceu: já ouvimos relatos de um prédio onde barraram vans de entrega e os moradores tiveram que buscar seus pedidos no estacionamento de uma escola vizinha. Medidas como essa resolvem? Talvez por um tempo. Mas criam outros problemas — principalmente de relacionamento.


🧠 Resistir não é solução — adaptar sim

É comum que a primeira reação a mudanças seja tentar conter, controlar e barrar. Mas o cenário das entregas não vai regredir. A boa notícia é que soluções práticas já existem.

Ferramentas como apps de registro e notificação de entregas, espaços com controle de acesso ou armários inteligentes ajudam a organizar o processo sem sobrecarregar ninguém. O que antes era feito no improviso pode, sim, funcionar com mais comodidade e segurança.


📌 O seu condomínio...

Ainda lida com encomendas como se fosse 2015? Talvez seja hora de atualizar o sistema e aliviar a rotina de quem está no meio desse fluxo todos os dias.

Conheça como a Lockin pode te ajudar nessa adaptação. Clique aqui!